Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Dezoito milhões de árvores vão compensar emissões de carbono das Olimpíadas
em 18/11/2013 10:00:39 (823 leituras)



O Rio de Janeiro vai ficar mais verde até a realização das Olimpíadas de 2016. Para compensar a emissão de 3,5 milhões de toneladas de carbono dos Jogos do Rio, 18 milhões de árvores terão de ser plantadas em todo o território fluminense – implicando na restauração de 6,5 mil hectares de áreas degradadas.

Os dados divulgados fazem parte de um estudo realizado por uma consultoria, contratada pela Secretaria do Ambiente e pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) para fazer o levantamento das emissões.

Contador de árvores está em funcionamento

Para chegar à estimativa da emissão de 3,5 milhões de toneladas de carbono, a empresa levou em consideração os seguintes fatores: locais de evento, que respondem pela emissão de 25,29% deste total; obras de infraestrutura, com 4,2%; operações, com 5,2%; e participação, com 65,36%, que inclui, dentre outros, os deslocamentos para a cidade e dentro do Rio, via transportes aéreo e terrestre.

A população fluminense pode acompanhar a evolução do plantio através do chamado Contador de Árvores, acessando  o site da secretaria (www.rj.gov.br/web/sea) ou o do Instituto Terra de Preservação Ambiental (www.itpa.org.br/contadordearvores), parceiro da secretaria e do Inea neste projeto.

Instalado no Jardim Botânico do Rio, o Contador de Árvores é um painel eletrônico que contabiliza o número do plantio no estado.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir