Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 28 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Região Serrana ganha rotas de fuga em casos de desastres
em 18/11/2013 09:58:12 (831 leituras)



 A Secretaria do Ambiente apresentou na quinta-feira (14/11)  um plano de prevenção e enfrentamento a desastres naturais na Região Serrana. Elaborado com o apoio de especialistas e moradores, o estudo mapeou áreas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo com detalhes de rotas de fuga e pontos de apoio. Um levantamento de pessoas que necessitam de cuidados especiais em momentos de alerta também foi feito. Recursos materiais e humanos disponíveis (motosserras, barcos, bombeiros, médicos e enfermeiros, entre outros) foram listados. A iniciativa será levada também para outros municípios do estado.

"Trata-se de uma experiência inédita porque os mapas humanizados foram elaborados com a participação da população. Com isso, a gente cria a cultura da prevenção. Ao conversar sobre o assunto com o secretário de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, decidimos que iremos levar esta iniciativa bem-sucedida para todos os municípios do Rio onde haja riscos", disse o secretário do Ambiente Carlos Minc.

Para elaboração do plano, foram capacitados 60 monitores socioambientais, através de um curso de 200 horas, ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Com a qualificação, esses monitores tornaram-se aptos a ajudar na elaboração desses mapas.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir