Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Cedae implanta novo sistema de esgoto em Ipanema
em 13/11/2013 09:56:19 (2083 leituras)



A fase de conclusão do assentamento do novo sistema de esgotamento sanitário de Ipanema, na Zona Sul, foi iniciada ontem. O tronco coletor, orçado em cerca de R$ 15 milhões, vai substituir o existente, que há mais de 40 anos envia os esgotos de Copacabana, Botafogo, Glória, Flamengo, Catete, Laranjeiras e parte do Centro ao Emissário Submarino de Ipanema.

A primeira etapa do projeto conta com o emprego da Shield, máquina com tecnologia alemã, importada especialmente para esta obra, que utiliza método não destrutivo, de menos impacto ambiental. A perfuratriz está sendo usada na escavação dos 676 metros do trecho final do novo sistema de esgotos, fazendo a perfuração a mais de sete metros de profundidade, sem afetar a rotina do tráfego na região. A expectativa é de que a obra seja concluída até maio de 2014.

"A tecnologia de ponta da Shield gera menos impacto à população e realiza um trabalho não destrutivo para o esgotamento terrestre da Zona Sul. Primeiro, é feito o poço para a entrada do equipamento e depois, a perfuração, de aproximadamente 700 metros, interligando até a elevatória André Azevedo, em Copacabana", explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

De acordo com a Secretaria do Ambiente, as obras  irão acelerar as metas do programa Sena Limpa 2, que inclui, na Zona Sul, as praias de Botafogo, Flamengo e Copacabana.

As intervenções também contam com o investimento de R$ 4,5 milhões, aprovado na semana passada pelo Governo do Estado, para a Elevatória do Parafuso, em Copacabana.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir