Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Rio Rural amplia unidades de pesquisa na Serra
em 13/11/2013 09:45:54 (737 leituras)



A Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro) e o programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, implantaram mais três Unidades de Pesquisa Participativa (UPPs) na Serra Fluminense. A iniciativa é um dos resultados da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas da Região Serrana, fórum que reúne instituições públicas de pesquisa e extensão rural, universidades e associações de produtores. A ideia é criar um espaço favorável às interações, parcerias e experimentações no setor agropecuário.

Em Teresópolis, a microbacia do Rio Vieira foi contemplada com uma unidade sobre o biofertilizante Agrobio, um defensivo agrícola alternativo, preparado a partir de substâncias não prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, destinado ao controle fitossanitário.

Instalado na propriedade de João Nilton Gallo, que produz hortaliças folhosas, o experimento vai beneficiar diretamente 22 famílias associadas à Cooperativa Agrícola de Capacitação e Geração de Renda da Microbacia do Rio Vieira (CoopVieira).

"Nossa proposta é oferecer um alimento mais saudável aos nossos clientes. Acredito que os resultados desta unidade de pesquisa vão estimular outros agricultores a adotarem práticas agroecológicas", disse João, que produz, em média, 1,2 mil caixas de alface mensalmente.

A microbacia Rio das Bengalas, também em Teresópolis, recebeu uma UPP de caldas de preparo caseiro. Em Nova Friburgo, a microbacia Salinas/Santa Cruz ganhou uma sede de pesquisa sobre indicadores de produção e comercialização na agricultura orgânica. Instalada na localidade Três Picos, a unidade vai acompanhar o desempenho de três famílias de agricultores.


Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir