Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Imprensa Oficial : Expo(r) Godard reverencia estilo de cineasta francês
em 08/11/2013 16:00:00 (905 leituras)



Foi inaugurada na Sala de Cultura Leila Diniz na noite desta quarta-feira, 6 de novembro, a Expo (r) Godard, da curadora Aída Marques. A abertura da mostra, que vai até o dia 30, também contou com a palestra do professor de Cinema da UFF, José Carlos Monteiro. Com imagens e itens que remetem às obras e vida pessoal de Jean-Luc Godard, a exposição destaca o estilo ousado e polêmico do diretor, um dos principais nomes do movimento “Nouvelle Vague”, que renovou a cinematografia francesa.

Aída revelou de onde surgiu a ideia da exposição: “A mostra é inspirada em trabalhos que vi em Paris, na França. Fizemos uma grande exposição, e trazemos para a Sala de Cultura Leila Diniz uma adaptação”. Também professora da UFF, ela afirma que Gordard é, até hoje, um dos nomes mais explorados: “O trabalho de Godard continua muito vivo. Um cinema criativo e instigante, com certeza ainda é referência em todo o mundo nos dias de hoje”, afirmou.

Grande destaque da abertura da exposição, o professor José Carlos Monteiro palestrou por cerca de uma hora, contando em detalhes a vida pessoal e profissional de Godard, que completa 83 anos no próximo mês. Para ele, a mostra tem grande significado: “É uma iniciativa altamente louvável trazer essa exposição para uma casa que homenageia Leila Diniz. Assim como ela, Godard tem um estilo provocador, ousado, experimentador de formas. Nunca hesitaram em confrontar as boas maneiras de suas épocas”, ressaltou.

José também vê, assim como Aída Marques, Godard como um grande influenciador nos dias atuais: “É fundamental que a juventude tenha alternativas com produções culturais de reflexão sobre a sociedade e o mundo, fora do eixo hegemônico do neoliberalismo triunfante. Mostrar Godard é um ato de resistência”, afirmou.

A Sala de Cultura Leila Diniz, espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, conta com modernas instalações projetadas para abrigar atividades variadas, desde uma exposição até apresentação de um coral, e o público ainda tem a chance de apreciar o jardim, inspirado na obra de Burle Marx. A sala fica na Rua Heitor Carrilho 81, Centro, Niterói.

 

Imprimir