Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Instituto Estadual do Cérebro triplica número de cirurgias
em 06/11/2013 09:40:00 (2195 leituras)



Em três meses de funcionamento, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer triplicou o número de operações feitas na unidade. A instituição especializada em neurocirurgia realizou 31 procedimentos em agosto, 62 em setembro e 95 em outubro. O instituto registra uma média de seis a sete cirurgias por dia.

O número de atendimentos ambulatoriais também é destaque na unidade da Secretaria de Saúde, passando de 42 em junho, quando iniciou as atividades, para 566 em outubro.

"O Instituto do Cérebro é uma iniciativa pioneira. Não existe instituição no país dedicada totalmente ao cérebro. É uma qualidade que não se encontra em nenhuma clínica privada. Temos uma estrutura médica com profissionais treinados, que levam de 15 a 20 anos para se tornarem aptos a realizar cirurgias cerebrais", explicou o diretor do instituto, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho.

Técnicas inéditas na rede pública

O Instituto Paulo Niemeyer concentra o tratamento cirúrgico de doenças do sistema nervoso central e periférico, como tumores e doenças vasculares e degenerativas. São quatro centros cirúrgicos, dos quais dois têm capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais, operação feita por meio de um computador, e espaço de fisioterapia que reproduz uma residência para a readaptação dos pacientes após AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A unidade, que atende pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), utiliza técnicas inéditas na rede pública. Foram investidos cerca de R$ 80 milhões em obras e equipamentos de última geração.

Operações na unidade

Agosto - 31

Setembro - 62

Outubro - 95


Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir