Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 24 de julho de 2014
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Diário Oficial : Tema de prova do Enem, Lei Seca vira debate entre jovens
em 30/10/2013 09:51:20 (127 leituras)




Depois de ser retratada no cinema, novelas e livro, a Operação Lei Seca (OLS) chegou ao Enem. A prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, realizada no domingo (27/10), teve como tema os “efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”. Para o major Marco Andrade, que coordena a OLS, a escolha foi uma ótima oportunidade de discutir a importância de um trânsito seguro com os jovens. O coordenador destacou que o tema foi a Lei 11.705, aprovada pelo Congresso em 2008, e não apenas a política pública do Estado do Rio, que tem como objetivo dar mais eficácia à regra.

Para o major, os estudantes do Rio tiveram mais facilidade com o tema, já que operação se tornou parte do cotidiano do estado. Além disso, o Governo promove palestras para alunos da rede estadual.

- O Rio respira este cotidiano há mais de quatro anos e a presença da Operação Lei Seca em novelas e no cinema ajuda nesta propagação - afirmou o major.

Realizada há quatro anos, a OLS promove atualmente 47 ações de fiscalização por semana em todo o estado. Das 313 mil pessoas que foram abordadas nas blitzes que acontecem todas as noites, 89,83% tiveram resultado negativo ao soprar o etilômetro.

- A banca do Enem trouxe para a mesa de discussão um tema de educação. É o que fazemos todos os dias nas ruas - disse o major.

Saerj 2013 começa a avaliar alunos

Os alunos da rede estadual iniciaram ontem a participação no Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro) 2013, exame diagnóstico que avalia, anualmente, os estudantes nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para incentivar a participação dos jovens, a agente de Acompanhamento de Gestão Escolar Débora Antenor criou a campanha externa “Saerj, uma ideia inteligente. Eu curto e compartilho”.

A partir da iniciativa, foi montado um kit, com itens como camisa e boné.

- Nosso objetivo é divulgar e conscientizar os responsáveis pelos alunos sobre a importância da participação de seus filhos no Saerj -disse Débora.

Pré-matrícula para 2014

Também começaram ontem as inscrições para a pré-matrícula na rede estadual em 2014. Os interessados deverão acessar, até o dia o 1º de dezembro, no site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e preencher os dados pessoais e a série pretendida.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir