Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Moradores de Búzios são contemplados com o Rio Sem Miséria
em 27/09/2013 10:41:18 (861 leituras)




O projeto Búzios Cidade Inteligente ganhou ontem novas ações para transformar o município em referência de sustentabilidade e consumo eficiente de energia elétrica no Brasil e na América Latina. Através de convênio firmado com a concessionária Ampla, foram apresentados os protótipos de bicicletas e carros elétricos que serão usados no programa Mobilidade Elétrica.

Também integra a fase inicial da iniciativa, que foi lançada no centro da cidade, o primeiro aquatáxi elétrico da América Latina. O modelo servirá de protótipo para estudos de substituição da frota de táxis aquáticos convencionais. Além disso, uma vez por semana, será usado para transporte de moradores, estudantes e turistas.

O veículo marítimo foi desenvolvido com tecnologia nacional, em parceria com a UFRJ (Universidade Federal do Rio Janeiro). Ao todo, serão entregues 40 bicicletas elétricas, sendo 10 para uso da Guarda Municipal e 30 para aluguel em pousadas. Os dois carros elétricos serão utilização pelos pesquisadores do projeto.

Medidores inteligentes

O programa Búzios Cidade Inteligente visa a transformar o município em referência de consumo energético sustentável. A cidade já conta com medidores inteligentes de consumo de energia, um posto de recarga para veículos elétricos, chuveiros eficientes e geração de energia renovável solar e eólica, além de luminárias de LED, com pontos de luz telecomandados. Visitantes e moradores também podem desfrutar de rede de internet wi-fi gratuita na Rua das Pedras e de um posto de coleta de lixo reciclável.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir