Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Hospital Rocha Faria capta seis vezes mais leite materno
em 24/09/2013 10:04:31 (1247 leituras)


O Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, conseguiu aumentar em 600% o volume do Banco de Leite Humano da unidade. Isto possibilitou a diminuição do tempo de internação dos bebês prematuros na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e redução em mais de 70% no consumo do material industrializado. A iniciativa faz parte do projeto Amigas do Leite, que tem como meta estimular mulheres que estejam amamentando a doarem o excedente.

O projeto, que começou em julho de 2013, já conseguiu cadastrar 65 mulheres que são visitadas semanalmente por profissionais qualificados. O grupo  ensina a retirar o leite e a conservar o material até que uma equipe possa buscá-lo. A unidade, que recolhia meio litro por semana, passou a arrecadar mais de 3 litros. 

A nutricionista Patrícia Meirelles, responsável técnica pelo projeto, disse que a doação feita de forma segura é essencial para garantir a qualidade de vida dos prematuros.

- O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o bebê. Este alimento permite que os prematuros permaneçam menos tempo na UTI - disse a nutricionista.

As mães que participam do Amigas do Leite reconhecem a importância do projeto. A dona de casa Jocimara Ferreira, 27 anos, doa desde julho.

- Por causa do excesso de leite sofria com a mastite. Hoje chego a tirar três potes por semana. É como salvar vidas - afirmou Jocimara.

O material doado passa por pasteurização e por controle de qualidade. O projeto conta com dois enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e uma nutricionista. As visitas, que ocorrem segundas, quartas e sextas-feiras, são realizadas na Zona Oeste. Informações pelo telefone (21) 2333-6797 (ramal 280).

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir