Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 14 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Plantio de Mata Atlântica passa a ter monitoramento on-line
em 23/09/2013 09:32:10 (818 leituras)


O Jardim Botânico foi palco, na sexta-feira (20/9), do lançamento da nova fase do programa Contador de Árvores, da Secretaria do Ambiente, com a inauguração de um painel eletrônico que funciona em paralelo ao site interativo, onde a população pode acompanhar on-line a evolução do plantio de mudas de Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

Com o apoio do Jardim Botânico e do Instituto Terra, a iniciativa visa a estimular a recuperação da cobertura florestal de espécies nativas no território fluminense – tendo como pano de fundo a meta de plantio de 24 milhões de mudas de árvores até as Olimpíadas do Rio, em 2016, segundo compromisso estabelecido com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Com o lançamento da nova fase do Contador de Árvores, montado em uma instalação verde, em parede externa de uma casa no Jardim Botânico, e com dados disponibilizados no site da Secretaria do Ambiente, a população pode checar os avanços das áreas reflorestadas.

Dados como os responsáveis pelo plantio, as mudas de Mata Atlântica, o município e a dimensão da área florestada estão agora disponibilizados de forma transparente.

Além de compensar as emissões de gases-estufa a serem produzidas durante as Olimpíadas do Rio, as áreas reflorestadas conectarão fragmentos de Mata Atlântica em vários pontos do estado, reforçando assim a biodiversidade fluminense.

Avanço do reflorestamento

Desde a criação do programa Contador de Árvores, em 2009, já houve avanços no plantio de mudas de Mata Atlântica, totalizando até agora mais de 5,5 milhões de árvores plantadas, por empresas, ONGs e sociedade civil.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir