Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Obras da Linha 4 do metrô revelam relíquias
em 19/09/2013 09:44:12 (850 leituras)


Para além da escova de dentes feita de marfim e osso, de posse atribuída a Dom Pedro II, as escavações arqueológicas nas obras da Linha 4 do metrô, na região da Leopoldina, já possibilitaram o descobrimento de mais de 200 mil peças dos séculos XVII, XVIII e XIX. Grande parte delas é importada da Europa e pertenceu a nobres ou comerciantes ricos do Rio de Janeiro e até mesmo a membros da Família Real portuguesa.

Em cinco meses de trabalho no terreno da Avenida Francisco Bicalho, ao lado da antiga estação de trem da Leopoldina, a equipe de 26 profissionais – que conta também com historiadores e biólogos – abriu 11 trincheiras. A previsão, segundo o arqueólogo Claudio de Mello, é de que ainda sejam resgatadas entre 800 mil e um milhão de peças no sítio, na retomada dos trabalhos, em 2016.

- Estamos em fase de lavagem e catalogação do material. Podemos estar diante do mais importante sítio arqueológico da cidade - afirmou Mello.

De acordo com ele, aproximadamente 20% das peças estão em excelente estado de conservação. São preciosidades históricas, a exemplo de frascos de porcelana ainda contendo líquidos como perfumes e fórmulas medicinais, sem quaisquer fissuras ou lascas, cachimbos com resquícios de cinzas e vários tipos de louças e potes contendo o brasão da Família Real.

A explicação para tantas peças interessantes estarem concentradas no mesmo local é que a região da Leopoldina foi, durante décadas, local de descarte de resíduos provenientes do Palácio Real/Imperial, situado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão.

- O Estado, o MetrôRio e as concessionárias Rio-Barra e Linha 4 Sul foram responsáveis, pois procuraram a nossa equipe e elaboramos um projeto em 2012. Quando tivemos autorização do governo federal para começar a trabalhar, a equipe já estava pronta - disse Mello.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir