Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : RioFarmes completa 3 anos com 63 milhões de remédios entregues
em 18/09/2013 09:20:11 (1497 leituras)




Vinte e oito mil pacientes cadastrados, 63 milhões de medicamentos distribuídos e 866.029 atendimentos em apenas três anos de RioFarmes. Desde setembro de 2010, a farmácia de medicamentos especializados da Secretaria de Saúde vem investindo em atendimento humanizado e qualificação dos serviços para pacientes com doenças crônicas de todo o Estado do Rio.

A abertura da RioFarmes possibilitou a implantação de um novo conceito de atendimento. A entrega dos medicamentos passou a ser agendada evitando filas e reduzindo o tempo de espera pelo serviço. Os pacientes também recebem mensagem via celular confirmando data e hora para comparecer à farmácia e, caso não possam cumprir o programado, podem ligar e remarcar o atendimento.

- O diferencial da unidade está na qualidade do serviço. Treinamos a equipe e melhoramos a estrutura para que fosse possível oferecer um atendimento mais humanizado. Hoje em dia, cada passo do serviço fica registrado no sistema -  explicou Anderson Silva, superintendente de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Saúde.

Outra vantagem se refere ao primeiro atendimento. Neste caso, o paciente é recebido por um dos farmacêuticos da equipe, que explica a forma correta de armazenar e utilizar o remédio, além de outros cuidados necessários à saúde.

A RioFarmes atende usuários que precisam de remédios especializados, indicados para o tratamento de doenças crônicas ou raras. Na unidade, eles realizam o cadastramento e retiram mensalmente o medicamento. A equipe da farmácia, formada por 25 farmacêuticos, dez assistentes sociais e 59 administrativos, recebe 1,1 mil pessoas por dia, o equivalente a 23 mil atendimentos mensais. Isso corresponde a R$ 10 milhões por mês em remédios especializados, financiados pela Secretaria de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

Medicamentos raros

A Riofarmes fornece em torno de 150 medicamentos raramente disponíveis nas farmácias comuns e muito caros. O Octreotida 30mg, por exemplo, usado para tratar distúrbios do crescimento, custa R$ 4 mil.

Definida em portaria do Ministério da Saúde, a grade de remédios disponíveis na unidade trata, aproximadamente, 80 patologias diferentes. Enfermidades como insuficiência renal, esquizofrenia, hepatites, Mal de Alzheimer, asma, artrites, Mal de Parkinson, escleroses, entre outras.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir