Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Projeto Sena Limpa inicia intervenções em São Conrado
em 12/09/2013 10:15:46 (859 leituras)


A Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, recebeu ontem o início das intervenções do programa Sena Limpa, da Secretaria do Ambiente em parceria com a Cedae, a Rio Águas e a Comlurb. O projeto prevê a modernização do esgotamento sanitário e a implantação de 615 metros de coletores auxiliares, para ampliar o sistema da comunidade do Vidigal.

Com o objetivo de melhorar a qualidade das águas de seis das principais praias da capital fluminense, o Sena Limpa também vai garantir a preservação do ecossistema da região.

A Estação Elevatória de São Conrado será modernizada dentro das mais avançadas técnicas de automatização, redução de consumo, energia elétrica, baixo nível de ruído e sistema de desodorização próprio.

- Vamos ampliar a elevatória, de 200 para 700 litros, e ao mesmo tempo, lançar duas linhas de tubulação mais resistentes, com 500 milímetro de diâmetro e 2,1 mil metros de extensão, em substituição das anteriores, no costão da Avenida Niemeyer. Com isto, o esgoto que cai da Rocinha e Vidigal, gerando as línguas negras, seguirá para a Estação Elevatória do Leblon, com destino ao Emissário Submarino de Ipanema -, afirmou o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.

Para Frederico Caldas, surfista, morador de São Conrado há 15 anos e proprietário de um quiosque na orla, o projeto Sena Limpa representa a revitalização completa da região.

- Esta praia é linda. Não poderia ficar esquecida -, disse Frederico.

Mais regiões beneficiadas pela ação.

Lançado no ano passado e com investimentos de R$ 150 milhões, o programa Sena Limpa visa melhorar a qualidade das águas das principais praias da orla do Rio de Janeiro até 2014, com a recuperação ambiental em São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e na Praia da Bica, na Ilha do Governador, na Zona Norte.

Em breve, mais seis regiões serão contempladas pelo programa. As praias de Paquetá, Pepê e Botafogo estão entre as contempladas pela ação do Governo do Estado.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir