Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Detran e PM fazem ação para fiscalizar motofretistas
em 11/09/2013 10:00:44 (900 leituras)


A Polícia Militar e o Detran fizeram ontem uma ação conjunta para fiscalizar e orientar motofretistas que estão circulando sem os equipamentos obrigatórios e o curso exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na abordagem, estagiários do órgão entregaram folhetos informativos sobre a capacitação gratuita oferecida em comunidades pacificadas e batalhões da PM.

Na blitz montada na Tijuca, os policiais verificavam se os motofretistas vestiam colete e capacete com faixas refletoras e se as motocicletas estavam equipadas com baú sinalizado, alça para apoio de passageiro, antena e protetor de perna e motor. Além de averiguar a documentação, checavam se os profissionais de motofrete portavam o certificado do curso de especialização exigido pelo Contran.

Dezoito mil vagas até o fim do ano

Àqueles irregulares, estagiários entregavam folhetos e informavam que o órgão está com inscrições abertas para o curso gratuito de treinamento para motofretistas. De acordo com o presidente do Detran, Fernando Avelino, serão oferecidas mais 18 mil vagas até dezembro, além das nove mil que já foram abertas desde fevereiro.

- Vamos trabalhar para que os profissionais compreendam e se mobilizem para atuar de forma regular e segura - afirmou Avelino.

O curso é oferecido pelo Detran e pela Polícia Militar nas Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) e nos Batalhões da PM. O treinamento é ministrado em seis dias, com 25 horas teóricas e cinco práticas. Os motofretistas têm noções de legislação, segurança e saúde, prática de pilotagem profissional e procedimentos para o transporte de cargas e logística. A inscrição pode ser feita no site www.detran.rj.gov.br, em centros de formação de condutores e nos centros de ensino.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir