Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Jovens vão registrar obras do PAC 2 na Mangueira
em 06/09/2013 09:57:41 (3360 leituras)




O Governo do Estado iniciou ontem o projeto Memória da Mangueira, em parceria com a ONG Casa Arte de Educar. Durante toda a execução do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2 na comunidade, vinte adolescentes da região vão registrar em textos, fotos, entrevistas e vídeos, o ‘antes’, o ‘agora’ e o ‘depois’ das intervenções.

Os trabalhos, realizados em campo no contraturno escolar e acompanhados por técnicos do PAC Social, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, darão origem a um livro, que abordará personagens históricos da Mangueira. Durante o projeto, jovens de 10 a 16 anos terão aulas de técnicas fotográficas para registrar o mapeamento com imagens.

"A elaboração dos projetos tem que estar sempre em sintonia com os desejos e experiências da comunidade trabalhada. Para isso, temos uma equipe especializada do PAC Social", afirmou o presidente da Emop (Empresa de Obras Públicas), Ícaro Moreno Júnior.

O mapeamento identificará as necessidades e a memória do local, por meio da identificação de casas, vielas, comércios e lideranças da região.

"Não há ninguém melhor do que estes jovens para nos ajudar a criar uma memória do que será a comunidade neste processo de intervenções", disse a coordenadora do trabalho técnico social da Emop, Maria Gabriela Bessa.

De acordo com a coordenadora da ONG Arte de Educar, Rosi Carol Silva, o Complexo da Mangueira foi dividido em sub-bairros para auxiliar o levantamento.

"A história do local revela aspectos esquecidos, que, resgatados, contribuem para a autoestima de seus habitantes. A riqueza cultural deste complexo não se limita ao legado do samba", explicou Rosi.

Atento às técnicas de fotografia ministradas pelos educadores da Emop, Emerson Pereira, de 14 anos, comemorou a chance de conhecer melhor a comunidade onde vive.

"Estou redescobrindo minha história e não vejo a hora de começar a fotografar", disse o estudante.

O PAC 2 da Mangueira está em análise final de apreciação na Caixa Econômica Federal. Com recursos de R$170 milhões, as obras têm licitação prevista para acontecer até o fim deste ano, com início estimado para o primeiro semestre de 2014.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir