Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 14 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Grupamento de Socorro Florestal treina novos cães
em 04/09/2013 11:54:17 (906 leituras)


O 2° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2° GSFMA) do Corpo de Bombeiros, em Magé, unidade especializada no treinamento de cães para rastreamento e resgate de vítimas, iniciou em agosto o adestramento de três novos animais. Atualmente, o grupamento conta com seis cães em serviço, das raças labrador e pastor belga malinois. 

O adestramento dos três filhotes recém-adquiridos pelo grupamento acontece durante a sexta edição do curso de busca, resgate e salvamento com cachorros farejadores para um grupo de 11 bombeiros. Com três meses de duração, o treinamento oferece aulas de noções de veterinária, adestramento,  atendimento médico, entre outros conteúdos.

"Os cães de resgate costumam ser aposentados aos nove anos. Por isso, é necessário estar sempre treinando novos animais. Este é um processo que leva, em média, um ano e meio. Durante as aulas, os alunos já podem colocar em prática técnicas de adestramento", explicou o coordenador do curso, major Luis Diogo.

Primeira mulher a participar do treinamento, a tenente Verly, de 25 anos, destaca a importância de se ter afinidade com animais para obter sucesso na empreitada.

"Quem não gosta de animais não consegue ser selecionado e tampouco trabalhar nesta área", disse a bombeira.

Viaturas apropriadas para transportar animais.

Além do reforço no plantel, a unidade receberá, até o fim do ano, cinco boxes de campanha para alojar os animais visitantes e duas viaturas apropriadas para transporte de cães, com umidificador e ar-condicionado. Também já foi aprovado um projeto para ampliar o canil em dez alojamentos. O espaço receberá ainda torre de exercício, pista de escombros e baia para treinamento aquático dos animais.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir