Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 11 de julho de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Colégio oferecerá ensino integral Português-Espanhol
em 02/09/2013 11:01:46 (3085 leituras)


O Governo do Estado vai inaugurar, no início de 2014, o Colégio Estadual Hispano- Brasileiro João Cabral de Melo Neto, que oferecerá Ensino Médio Integral com ênfase em Espanhol. Localizada no Méier, a unidade integra o programa Dupla Escola.

O colégio contará com uma proposta pedagógica inovadora. Além de proporcionar aos estudantes o ensino estrutural da língua espanhola, também terá uma seleção de disciplinas ministradas no idioma estrangeiro.

Elaborada pela Secretaria de Educação em parceria com o Ministério de Educación, Cultura Y Deporte da Espanha, a iniciativa vai oferecer aos professores responsáveis pelas aulas bilíngues um curso intensivo de aprimoramento da língua espanhola, no Instituto Cervantes. 

- Inicialmente, eles farão cursos para aprimorar a proficiência em espanhol e para a apropriação das metodologias inovadoras de ensino. Depois, vamos oferecer formação aos professores das outras disciplinas. A ideia é que o novo colégio “respire” espanhol -, disse a coordenadora do programa Dupla Escola, Maria Aparecida Jacomelli. 

Projeto democratiza acesso a escolas bilíngues.

Após o início das atividades do Colégio Estadual Hispano Brasileiro serão realizadas reuniões semanais de planejamento pedagógico das atividades integradas. Os encontros vão envolver todo o corpo docente.

O Ensino Médio Intercultural Brasil–Espanha faz parte do projeto Línguas Estrangeiras, da Secretaria de Educação, que também possui duas escolas estaduais capacitadas para oferecer ensino bilíngue com ênfase nos idiomas Inglês e Francês.

Portas abertas para o mercado de trabalho.

- Há poucas escolas bilíngues no Rio de Janeiro, e elas são voltadas para a elite. Por isso, ter uma escola pública neste modelo e com foco no Espanhol é uma conquista inquestionável. Vai permitir que os alunos se formem com um nível alto de proficiência no idioma, o que pode abrir portas para empregos nas áreas de turismo, gestão administrativa e comércio -, afirmou a coordenadora do programa Dupla Escola.

Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir