Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Obras vão melhorar balneabilidade das praias da Urca e Vermelha
em 29/05/2013 09:29:16 (1013 leituras)


A Secretaria do Ambiente e a Nova Cedae formalizaram ontem a execução das obras de modernização do sistema de esgotamento sanitário das praias da Urca e Vermelha, na Zona Sul da cidade. As intervenções, que também contam com a parceria da Prefeitura do Rio, fazem parte do programa Sena Limpa. As melhorias devem ser iniciadas em até trinta dias.

Orçadas em cerca de R$ 7 milhões, as obras serão executadas pela Cedae em 12 meses na Urca e em seis meses na Praia Vermelha. Com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), a intervenção vai melhorar a qualidade da água das praias.

Modernização das estações elevatórias.

O esgoto coletado nas bacias das praias será conduzido à Estação Elevatória da Urca, que tem capacidade de 100 litros por segundo e será modernizada. Em seguida, o esgoto da elevatória da Urca é encaminhado à Estação Elevatória André Azevedo, tendo como destinação final o Emissário Submarino de Ipanema.

Além da modernização das estações elevatórias da Urca e do Forte de São João, será implantada nova linha de recalque para a estação da Urca em material resistente, com 1,9 mil metros de extensão e diâmetros de 355 mm.

Ao longo da Avenida Portugal será implantado novo tronco coletor em concreto armado, assim como a substituição da rede existente com 380 mm de diâmetro por um tronco com 500 mm em uma extensão de 450 metros na Rua Otávio Correia. A área da Praia Vermelha irá receber dois novos coletores de esgotos sanitários, ao longo da pista Cláudio Coutinho e da Rua Ramon Franco.

Para a vice-presidente da Associação dos Moradores da Urca, Celinéia Ferreira, a obra será importante, já que as praias do bairro são consideradas cartões-postais do Rio de Janeiro.

- Ficamos felizes com a inclusão das nossas praias no Sena Limpa. Sendo um ponto turístico, podemos dizer que o bairro é uma das nossas salas de visita - disse Celinéia.

Moradora da Urca, Valéria Grynberg comemora a modernização das elevatórias e troncos coletores que irão assegurar a qualidade da água das praias. 

- A obra vai garantir um grande avanço no saneamento do bairro - afirmou Valéria.

 Com investimentos de R$ 150 milhões, o Sena Limpa já beneficiou São Conrado, Leblon, Ipanema, Leme e Praia da Bica, na Ilha do Governador.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir