Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 22 de janeiro de 2021
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Encontro incentiva adesão dos municípios fluminenses ao Saerj
em 28/05/2013 10:30:38 (932 leituras)


O Governo do Estado promoveu ontem, no Palácio Guanabara, um encontro com prefeitos e secretários de Educação dos 92 municípios fluminenses para incentivar a adesão das prefeituras ao Saerj (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Estado do Rio de Janeiro). Atualmente, 57 municípios já utilizam a avaliação, que monitora a qualidade do ensino na rede pública estadual e ajuda na formulação de políticas educacionais.

Representando o município de São Pedro da Aldeia no evento, o secretário de Educação da cidade, Evaldo Bittencourt, enfatizou a importância do sistema para a produção de um diagnóstico preciso sobre o nível de qualidade do ensino público. Os alunos da rede municipal de São Pedro da Aldeia aderiram ao Saerj no mês de abril.

Ferramentas para o professor planejar as aulas

- Adotar um método científico como o Saerj, que fornece a medição exata do que o aluno aprendeu e daquilo que ele não aprendeu, sinaliza um grande avanço para a educação pública fluminense. Com os resultados da avaliação, o professor vai ter ferramentas para ajudar os alunos e replanejar suas aulas de acordo com as necessidades da turma. Estamos aguardando os resultados do último exame, em abril, para saber como melhoraremos o sistema de educação no nosso município. Esse é um método de avaliação maravilhoso oferecido pelo Estado. São Pedro da Aldeia não teria condições de criar e custear por conta própria um sistema assim - disse Bittencourt.

A secretária de Educação de Araruama, Berta Antunes, aproveitou a solenidade para dar entrada no processo de adesão da cidade da Região dos Lagos ao Saerj.

- É muito interessante para nosso município receber essa iniciativa, e estamos aderindo ao projeto. O Saerj é um método útil para aferir melhor nossos alunos, e a partir disso, poderemos ver onde temos que melhorar. Essa avaliação vai ajudar a elevar a qualidade da educação em Araruama - afirmou Berta.

O secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, ressaltou que a expectativa é que, cada vez mais, municípios se engajem no sistema de avaliação estadual.

- Nosso sonho é que, em pouco tempo, todos os municípios adotem o Saerj e façam essa avaliação juntos, na mesma data. No último exame, foram um milhão e meio de provas realizadas, e acho que temos grandes chances de aumentar esse número e virarmos a página da educação no estado - explicou Risolia.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir