Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Ecobuffet incentiva empreendedores de comunidades pacificadas
em 20/05/2013 09:20:31 (1413 leituras)


A merendeira Denise Rodrigues, de 47 anos, está fazendo uma revolução na forma de cozinhar para as crianças da escola onde trabalha e também em casa. Moradora do Morro do Salgueiro, na Tijuca, ela é uma das alunas do projeto EcoBuffet, da Secretaria do Ambiente, e já coloca em prática as dicas de reaproveitamento de alimentos que recebe durante as aulas. Denise é uma das 100 pessoas que fazem parte das turmas da primeira edição do curso, que já está com inscrições abertas para a segunda fase, prevista para agosto.

- Na escola, explico aos alunos a importância de comer a maçã com casca. Pequenas mudanças já fazem nossa comida mais nutritiva e saudável - disse Denise.

Como outros alunos do curso, a merendeira tem um pequeno negócio, ainda não formalizado: faz bolos e tortas por encomenda, que ajudam no sustento da família. Denise já pensa em formalizar o empreendimento, quando ampliar a clientela. Para isso, conta com aulas teóricas, que incluem palestras com consultores do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sobre como abrir e gerenciar um negócio. Outra parceira do EcoBuffet, a Caixa Econômica Federal (CEF) financia até R$ 6 mil para alunos que queiram empreender.

Ao final da primeira edição do curso, será lançado um catálogo com receitas do EcoBuffet. Iniciado em março, o projeto atende a moradores do Salgueiro, Turano e Chacrinha, onde fica a sede. O objetivo da iniciativa é promover a inclusão socioeconômica em áreas pacificadas por meio da capacitação em uma culinária baseada no aproveitamento integral dos alimentos.

As aulas práticas ficam a cargo de professores do Instituto de Nutrição da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Cada aluno recebe ajuda de custo mensal de R$ 120.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir