Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 28 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Agentes penitenciários participam de capacitação
em 15/05/2013 10:16:40 (2240 leituras)


Os 410 agentes penitenciários aprovados no último concurso da Secretaria de Administração Penitenciária, realizado em 2012, participam de um curso de formação profissional em que recebem aulas de defesa pessoal, educação física, estudo de casos, legislação de tiro, armamento e tiro prático, visitas supervisionadas às unidades prisionais, entre outras instruções.

Com duração de oito semanas, o curso, que começou em abril, tem a função de preparar os alunos para as exigências típicas do cargo. As aulas são coordenadas pela Escola de Gestão Penitenciária e acontecem de segunda a sexta-feira , das 7h às 18h, no Centro de Instrução Especializada, localizado no Complexo de Gericinó, em Bangu. A previsão é de que os novos profissionais entrem em exercício em junho.

Formada em Física e com um mestrado na área de Educação, a candidata Cleide Ferraz Valadares, de 27 anos, fez o concurso interessada, inicialmente, na estabilidade oferecida pelo cargo público. No entanto, após as primeiras aulas do curso de formação, a ex-professora se disse motivada para exercer a função de agente penitenciária.

- Tenho experiência na área de ensino. Acho que é um complemento útil ao cargo de agente penitenciário, já que a educação é muito importante no trabalho de ressocialização de presos - disse Cleide.

O professor de educação física Jefferson Pereira, que ministra aulas de defesa pessoal no curso de formação, destaca que a técnica é importante para que os agentes saibam como lidar com situações inesperadas no cotidiano de um complexo penitenciário.

- Como o agente penitenciário trabalha desarmado, é preciso que ele saiba se defender e se proteger em situações de conflito. O curso ensina técnicas para desarmar e imobilizar o agressor - explicou Jefferson.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir