Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Patrulhamento turístico registra aumento na participação de mulheres
em 15/05/2013 10:12:04 (2849 leituras)




O número de policiais femininas no Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), em Copacabana, passou de 9, em janeiro de 2012, para 30 este ano, um aumento de 233%.  Bilíngues e, em grande parte, com formação universitária, as soldados que garantem a segurança dos principais cartões-postais do Rio representam hoje 15% do total de 210 policiais no BPTur e estão presentes nas funções administrativas e operacionais: do patrulhamento sobre bicicletas ao policiamento ostensivo em aeroportos.

A estratégia do comandante do BPTur, tenente-coronel Joseli Cândido, é mantê-las em dupla com um policial homem, o que garante, segundo ele, um atendimento plural aos turistas.

- Nosso objetivo é ter 25% do efetivo composto por mulheres, o que hoje significaria de 50 a 55 policiais. Elas não representam somente a figura do policial militar, mas a figura feminina, que passa credibilidade e suavidade - explicou o comandante.

A formação das policiais inclui a condução de viaturas,  a capacitação em manejo de taser (arma não-letal),  além de treinamento em armas de fogo, abordagem, condução de criminosos e prisões.

Ação bem-sucedida em Copacabana

A soldado Gabriela Cardoso, de 25 anos, protagonizou cena digna de filme de ação, ao correr atrás de um bandido de carro, em uma  rua de Copacabana.

- A turista me disse que nunca tinha visto uma polícia tão proativa e afirmou que adorou o fato de eu ser mulher - disse Gabriela.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir