Logotipo IOERJPágina Principal
sexta, 22 de janeiro de 2021
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Mãe acolhedora que doou fígado para transplante recebe alta
em 15/05/2013 09:50:00 (968 leituras)


A costureira Rosiléia Ornelas, mãe acolhedora que doou parte do fígado a Lucas Nascimento Cavalcanti, de um ano e meio, recebeu alta no Hospital Estadual da Criança. A tutora, que se internou na última terça-feira (7/5) para se submeter ao procedimento, agora aguarda a recuperação do menino. Esta foi a quarta cirurgia de transplante realizada na unidade de saúde, que foi inaugurada em março deste ano.

- Hoje (ontem) foi o primeiro dia em que eu estive com o Lucas. Eu desci e ele estava dormindo. Quando ouviu a minha voz, abriu logo o olho. Comecei a chorar, feliz por ele. Se não fosse o meu fígado, Lucas não ia viver, os rins dele já estavam parando. É gratificante isso. Apesar da cirurgia, não me preocupei - afirmou Rosiléia.

Com apenas 12 dias de convivência com a família de Rosiléia, o pequeno Lucas foi internado no Hospital Federal de Bonsucesso, onde foi detectada a necessidade de um transplante. A família biológica do menino não era compatível e a costureira descobriu que poderia ser a doadora, graças ao seu tipo sanguíneo.

Rosiléia, que aprova o atendimento recebido no Hospital Estadual da Criança, torce para conseguir adotar Lucas.

- Achei o atendimento ótimo. Não consigo me ver em outro lugar. Peço a Deus para ele ir para adoção. Quero adotá-lo - disse Rosiléia.

O pequeno Lucas permanece internado no Hospital da Criança e ainda não há previsão de alta. Inaugurado no dia 4 de março deste ano, o hospital é o  primeiro espaço do Rio de Janeiro voltado para atendimento pediátrico referenciado. A unidade realiza cirurgias de média e alta complexidades, além do tratamento do câncer, em crianças de zero a 19 anos.  Em 28 de março, recebeu o credenciamento do Sistema Nacional de Transplantes. Desde então, um procedimento de rim e três de fígado foram realizados.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir