Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Projeto Autonomia é implantado em escola carcerária
em 14/05/2013 09:58:48 (2941 leituras)


O Colégio Estadual Pereira Guimarães Filho, no Presídio João Carlos da Silva, em Japeri, na Baixada Fluminense, é a primeira unidade de ensino do sistema prisional do estado a aderir ao projeto Autonomia. A iniciativa, uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Roberto Marinho, visa diminuir a distorção idade-série dos alunos da educação básica com idade mínima de 15 anos no Ensino Fundamental e de 17 anos, no Ensino Médio.

No total, 140 internos fazem parte do programa, que existe há um mês na escola. A ação atende quatro turmas do Ensino Fundamental e duas do Ensino Médio. O corpo docente é composto por seis professores. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois turnos.

Segundo a diretora do colégio, Maria Cecília Magalhães, cerca de 500 detentos aguardam para participar da ação.

- Este é um projeto-piloto que está dando muito certo. O programa cria estratégias através das tele-aulas e das dinâmicas em sala de aula para reforçar no aluno a responsabilidade  pela aprendizagem - explicou Maria Cecília.

Alunos participam de avaliações do Estado

O programa, que tem duração de dois anos, é dividido em quatro módulos, um por semestre. Os alunos participam do Saerjinho (Sistema de Avaliação Bimestral) e, no último módulo, do Saerj (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro).

Após 40 anos longe das salas de aula, o apenado Nadir Oliveira voltou a estudar.

- O processo de aprendizagem é mais rápido. As tele-aulas são interessantes e diferentes. Jamais imaginei ter aulas aqui - disse Nadir.

Leia a matéria no Diário Oficial

Imprimir