Logotipo IOERJPágina Principal
segunda, 28 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Relatórios de balneabilidade das praias orientam a população
em 14/05/2013 09:39:42 (952 leituras)




Para chegar aos boletins que apresentam todas as semanas que praias do estado estão próprias ou não para o banho, uma grande equipe do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) é mobilizada diariamente. Entre coletas, análises de amostras e produção de relatórios, um trabalho minucioso é feito para orientar banhistas e programas de saneamento.

O monitoramento é realizado em cerca de 120 praias de 15 municípios. As coletas são feitas duas vezes por semana, e as amostras de água são retiradas a 15 centímetros da superfície, na profundidade média de um metro.

Entre as praias analisadas estão as da Zona Sul, Barra da Tijuca, Ilha do Governador, Niterói, Paquetá e de outras cidades, como Angra dos Reis, Búzios, Macaé, Saquarema e Paraty.

Depois de coletadas, as amostras são levadas para o laboratório do instituto, na Barra da Tijuca. De segunda a quinta-feira, são feitas análises do material. Quando chegam, todas as amostras são catalogadas e ganham um código. A partir daí, os técnicos iniciam as análises.

- Verificamos a presença de coliformes termotolerantes e as de enterococos. São os dois parâmetros para avaliar a balneabilidade das praias. Elas são manipuladas e depois são feitas as leituras dos resultados após 24 horas” explicou a chefe do Serviço de Microbiologia do laboratório, Maria do Carmo Souza.

O laudo que define se a praia está própria ou não para o banho reúne informações de cinco estudos. Os valores aceitáveis são de 100 enterococos em 100 ml de água e 1 mil coliformes termotolerantes para 100 ml de água.

 Com os resultados das análises, os dados são encaminhados para a gerência de Avaliação da Qualidade das Águas, onde as estatísticas de cada praia são montadas para a divulgação do relatório de balneabilidade. Os boletins podem ser acessados através do www.inea.rj.gov.br/fma/praias

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir