Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 20 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Faetec oferece mais de 4 mil vagas em cursos técnicos e superiores
em 14/05/2013 09:35:40 (2605 leituras)




A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, oferece 4.093 vagas em cursos técnicos de níveis Médio e Superior para o próximo semestre. As inscrições estão abertas até o dia 27 deste mês, através do site www.faetec.rj.gov.br.

As oportunidades são para especializações voltadas para as necessidades do mercado de trabalho fluminense. Entre os cursos mais disputados estão o de Edificações, Mecânica, Eletrônica, Petróleo e Gás, Informática, Enfermagem, Segurança do Trabalho e Administração.

Por apresentarem conteúdo mais prático e também pela curta duração – de um ano e seis meses, aproximadamente – os cursos técnicos formam profissionais preparados para ingresso imediato no mercado.

- São oferecidas oportunidades para que os jovens do Estado do Rio tenham uma profissão assim que concluírem o Ensino Médio. Os cursos das unidades são de qualidade, gratuitos e podem assegurar uma boa colocação no mercado de trabalho - explicou o presidente da Faetec, Celso Pansera.

Na modalidade Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio e retorna para fazer apenas o Técnico, são 2.960 oportunidades. Já a Concomitância Externa, segmento em que o aluno precisa estar matriculado no Ensino Médio em outra instituição de ensino e fará somente o Técnico na Faetec, serão  oferecidas 30 vagas em Informática, somente no Cetep (Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante) de Paracambi.

Já as especializações em Saúde da Família e Enfermagem do Trabalho somam 105 oportunidades. A Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena oferece  30 vagas no curso de Arte Dramática, que tem duração de dois anos e seis meses.

Oportunidades para o Proeja

Para ingresso no Ensino Superior, a Faetec disponibiliza 608 oportunidades nos cursos de Tecnologia em Análise de Sistemas Informatizados; Sistemas de Informação; Informação e Comunicação, Processos Gerenciais; Logística; Gestão Ambiental; e Pedagogia. Essas qualificações são oferecidas nas Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio, no Instituto Superior de Educação (Iserj) e no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), no município de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

A Fundação de Apoio à Escola Técnica disponibiliza ainda 360 vagas para o Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos).

Isenção de taxa

A taxa de inscrição no valor de R$ 33,90 será cobrada para todos os cursos, exceto para as especializações do Proeja. Os candidatos que comprovarem insuficiência de recursos financeiros terão isenção da taxa.

As provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Específicos e Redação serão realizadas no dia 23 de junho.

O sorteio das vagas do Proeja está marcado para 15 de junho. Já os candidatos da Escola Martins Pena realizarão o teste de habilidade específica nos dias 22 e 23 do mesmo mês.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet podem recorrer a uma das 91 unidades da Faetec Digital, que disponibilizam gratuitamente o serviço de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir