Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Legalização de moradias beneficia famílias da Rocinha
em 13/05/2013 09:53:06 (1680 leituras)




Depois de 62 anos de espera e incertezas, dona Tereza Guerreiro, de 85, finalmente realizou o sonho de legalizar sua casa construída na Travessa União, na Rocinha. Ela foi um dos 2.091 moradores que receberam, na sexta-feira (10/5), o título de posse do Iterj (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro), ligado à Secretaria de Habitação. A meta do Governo do Estado é chegar a nove mil títulos na comunidade.

No caso de dona Tereza, a garantia de propriedade chegou também para os sete filhos que construíram seus imóveis em cima da casa da mãe. Em 1951, a família começou com um barraco de madeira e hoje todo o prédio de sete andares está regularizado.

- Não esperava que isso acontecesse um dia. Meu marido sempre teve esse sonho, que está se concretizando agora. Estou muito emocionada porque não apenas eu, mas cada filho tem a sua casa com garantias - disse a aposentada.

O trabalho de regularização fundiária na comunidade começou em 2012. Ao todo, 3.907 famílias foram cadastradas para receber o documento de posse, mas os 2.091 apresentaram os comprovantes exigidos para a titulação. As demais poderão participar da próxima etapa do processo, entregando a documentação pendente.

A aposentada Luiza Ribeiro, de 61 anos, agora se sente segura no imóvel que comprou na Rua 4.

- Paguei, mas não tinha nada que comprovasse a propriedade. Agora a casa é minha mesmo. Comprei com sacrifício e tenho muito orgulho de ter esse documento” afirmou Luiza.

Presente em mais de 800 comunidades do Rio de Janeiro, o Iterj entregou cerca de 10,6 mil títulos no ano passado. A meta da Secretaria de Habitação é chegar a 18 mil títulos de propriedade em todo o estado este ano.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir