Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 27 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Ferramentas pedagógicas digitais elevam qualidade do ensino
em 10/05/2013 11:37:02 (1143 leituras)




Os professores da rede estadual contam com ferramentas pedagógicas digitais que auxiliam no planejamento das aulas e facilitam suas rotinas profissionais. Disponibilizadas pela Secretaria de Educação, as ferramentas on-line Orientações Pedagógicas e Recursos Digitais, junto com o Currículo Mínimo de cada disciplina, já integram o portal Conexão Professor há oito meses e, desde então, têm feito sucesso entre os docentes. 

O recurso Orientações Pedagógicas – que oferece sugestões de atividades e de avaliações e dicas de recursos pedagógicos – obteve números significativos de acesso. Na média de acessos ao portal, o novo ícone respondeu por 42,48% das visitas relacionadas aos conteúdos do 9° ano do Ensino Fundamental, enquanto que os acessos feitos  nos conteúdos da 3ª série do Ensino Médio contabilizaram 39,9%. Já o tópico Recursos Digitais – que oferece sugestões que auxiliam no planejamento das aulas e possibilita o lançamento de notas – representa  42,33% das visitas nos conteúdos referentes ao 9º ano do Ensino Fundamental  e 45,19% na 3ª série do Ensino Médio.

Um relatório realizado pela Secretaria de Educação aponta que o aumento do número de visitas ocorre no início de cada bimestre. Se em janeiro deste ano, o portal recebeu 40.797 visitantes, no mês de fevereiro, o número mais que dobrou, saltando para 99.650 acessos.

O Colégio Estadual São Domingos Sávio, em Niterói, ficou em segundo lugar no ranking das 20 instituições que mais acessaram a área de Orientações Pedagógicas. Para  a professora de Língua Portuguesa, Ana Fonseca, de 40 anos, as ferramentas estreitam o canal de comunicação entre docentes e governo estadual.

- Posso tirar dúvidas e pedir informações à Secretaria de Educação, que me responde rapidamente - afirmou Ana. 

Professor de Geografia e História, Paulo Ribeiro, de 35 anos, destaca a melhoria na capacitação dos docentes.

- Já fiz 12 cursos anunciados no portal - disse Paulo.

À frente da unidade educacional há dez anos, a diretora Eliane Lacerda acredita que os novos recursos facilitaram as atividades cotidianas.

- Os professores podem lançar notas e faltas de alunos através do portal e também pegar sugestões de avaliações - afirmou Eliane.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir