Logotipo IOERJPágina Principal
quinta, 1 de outubro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Praia de São Conrado ganha intervenções do projeto Sena Limpa
em 09/05/2013 10:02:52 (1994 leituras)




A Nova Cedae assinou ontem contrato para dar início às obras de modernização do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Praia de São Conrado. As intervenções fazem parte do programa Sena Limpa, que visa melhorar a qualidade das águas das seis principais praias da Zona Sul e da Zona Norte do Rio. A previsão é de que a obra comece em 30 dias e fique pronta em 12 meses.

Com investimentos de R$ 15,5 milhões, provenientes da parceria entre Nova Cedae e Secretaria do Ambiente, através do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), a intervenção contribuirá para elevar as condições de balneabilidade das águas da praia de São Conrado.

- A Estação Elevatória de São Conrado, com capacidade para 200 litros por segundo, será ampliada dentro das mais avançadas técnicas de automatização e redução de consumo. Os esgotos dessa elevatória seguirão para a Estação Elevatória do Leblon, tendo como destino final o Emissário Submarino de Ipanema - explicou o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer.

Tubulações serão substituídas

A obra prevê a implantação de 615 metros de coletores auxiliares com 250 mm de diâmetro, para ampliar o sistema de esgotamento sanitário do Vidigal. As duas linhas no costão da Avenida Niemeyer serão ampliadas e substituídas por tubulações mais resistentes.

Trabalho conjunto

Lançado em 2012, com investimentos de R$ 150 milhões, o Sena Limpa visa melhorar a balneabilidade de seis das principais praias da orla do Rio até 2014: além de São Conrado, serão beneficiadas com o projeto Leblon, Ipanema, Leme e Urca, na Zona Sul, e da Praia da Bica, na Ilha do Governador. A iniciativa é um trabalho conjunto da Secretaria do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Nova Cedae, além dos órgãos da Prefeitura do Rio, Rio Águas e Comlurb.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir