Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Rocinha ganha plano inclinado, creche e mercado popular
em 03/05/2013 10:17:13 (2538 leituras)




Nos próximos dias, o Governo do Estado inicia as obras complementares do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 1 na Rocinha, na Zona Sul do Rio. A finalização da creche modelo e do plano inclinado, a reurbanização do Caminho dos Boiadeiros e a construção do mercado popular estão incluídas no pacote de intervenções, realizadas pela Emop (Empresa de Obras Públicas). Orçadas em R$ 22,5 milhões, as obras estão previstas para ficar prontas em 240 dias.

A autorização para o início dos projetos foi publicada, na terça-feira (30/4), no Diário Oficial do Estado. As intervenções se somam às várias melhorias já feitas e entregues pelo Estado aos mais de 100 mil moradores da comunidade pacificada nos últimos anos, em um investimento de mais de R$ 270 milhões. Em breve, novas obras serão anunciadas para a Rocinha.

Confira os benefícios para a população

Caminho dos Boiadeiros -
O local ganhará pavimentação e urbanização de ruas, drenagem, implantação de rede de esgoto e iluminação. O projeto de asfaltamento consiste no dimensionamento das camadas do pavimento, em função das características técnicas dos veículos que circularão pelo local. A estimativa é que trafeguem pela via cerca de 12 caminhões médios por dia e dois veículos pesados por semana, além de um caminhão de lixo diariamente.

Iluminação - O Caminho dos Boiadeiros também receberá um moderno projeto de iluminação, elaborado em acordo com as normas da Prefeitura do Rio. Os objetivos são reduzir o consumo de energia, aumentar o aperfeiçoamento tecnológico e melhorar o atendimento aos usuários.

Creche Modelo - O prédio que abrigará a creche para 75 crianças contará com salas de atividades, berçário, pátios de recreação e elevador para portadores de necessidades especiais.

Mercado Popular -Localizado próximo ao Largo dos Boiadeiros, o mercado popular da Rocinha terá em seus três pavimentos lojas, praça de alimentação e terraços aberto e coberto.

Plano Inclinado - Em relação ao plano inclinado, além das obras de conclusão do sistema de transporte, serão construídas instalações para brigada de incêndio, guarda de equipamentos e casa das máquinas. O plano, que terá três estações e 140 metros de extensão, vai ligar o acesso principal da Rocinha, a Auto-Estrada Lagoa-Barra, ao fim da Rua 1, próximo ao Túnel Zuzu Angel. A estação intermediária ficará na Travessa Esperança.

Outras Obras - Também estão previstas obras de drenagem, pavimentação, abastecimento de água, iluminação e sinalização na Rua do Valão e Via Sul. Em relação à drenagem, o projeto inclui um sistema de coleta e escoamento de águas pluviais eficiente e que atenda às modificações urbanísticas propostas na área. O projeto de pavimentação inclui a melhoria funcional, considerando o alargamento da caixa de rua, e a implantação de um passeio. As duas vias ainda serão ligadas pelo plano inclinado.

Mais água - Os moradores dessas regiões da comunidade pacificada ganharão ainda a complementação do sistema de abastecimento de água nos setores Macega/Terreirão, através de uma rede de distribuição ao longo de toda a rua projetada, chamada de Via Sul. Está prevista, ainda, a instalação de um extravasor no reservatório existente na área do Terreirão.Na Rua do Valão, trechos de redes e ligações domiciliares serão recuperados.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir