Logotipo IOERJPágina Principal
domingo, 20 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : UPAs ultrapassam 17 milhões de atendimentos
em 03/05/2013 09:35:05 (866 leituras)




As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24h do Estado do Rio acabam de ultrapassar a marca de 17 milhões de atendimentos. O número expressivo foi atingido ontem, no mês em que o projeto completa seis anos. O resultado traduz a importância das UPAs para a organização da rede pública de saúde: já são 120 milhões de medicamentos distribuídos; 13 milhões de exames patológicos realizados; 3,5 milhões de exames de Raios-X; e 67 mil internações.

Criadas pelo Governo do Estado para compor uma rede organizada de saúde, as UPAs atendem casos de baixa e média complexidades, ajudando a reduzir o fluxo nas grandes emergências. Nas unidades, a taxa de transferência de pacientes é de 0,5%, ou seja, mais de 99% dos casos são resolvidos na própria UPA, provando a alta resolutividade do serviço.

As Unidades de Pronto Atendimento são encontradas em todas as macrorregiões do estado. Devido ao sucesso do modelo, as UPAs também têm sido replicadas pelo território nacional, fazendo parte das ações do governo federal para a saúde pública em estados como Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. O projeto também ultrapassou as fronteiras do país e chegou a Buenos Aires, na Argentina.

Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou que o modelo criado no Rio de Janeiro será levado a estados que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, ampliando a assistência de urgência e emergência nessas localidades.

Mais de três mil postos de trabalho

As 52 UPAs do Estado do Rio somam 208 leitos em salas de cuidados intensivos, 680 leitos em salas de cuidados semi- intensivos e 413 consultórios. As unidades foram responsáveis por criar mais de 3 mil postos de trabalho para clínicos gerais e pediatras no Rio de Janeiro.

Leia a matéria no Diário Oficial.

Imprimir