Logotipo IOERJPágina Principal
sábado, 15 de dezembro de 2018
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.
Notícias
Imprensa Oficial : Jogos Mundiais Militares abrem calendário de grandes eventos do Rio
em 18/07/2011 11:50:00 (3168 leituras)


Marino Azevedo


Um espetáculo de cores, luzes e música marcou a abertura do primeiro grande evento do calendário esportivo do Rio de Janeiro: os 5° Jogos Mundiais Militares. A presidenta da República, Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e mais de quatro mil atletas da competição, vindos de 112 países, participaram da cerimônia no estádio do Engenhão, no sábado. A Cidade Maravilhosa, que receberá também a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, será até o próximo dia 24 cenário para a maior competição esportiva militar da América Latina.

Belezas naturais foram destacadas

O rei do futebol, Pelé, que já participou dos Jogos Militares em 1954, subiu ao palco para acender a pira da quinta edição da competição, diante de cerca de 30 mil espectadores. O tenente Ribamar Bandeira, tetracampeão mundial de pentatlo militar, conduziu a bandeira nacional e a iatista Isabel Swan, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2008, fez o juramento.

Marino AzevedoDepois do show da Esquadrilha da Fumaça e da entrada das delegações, as belezas naturais do Brasil foram destaques no evento. Com alegorias e figurinos assinados pelo carnavalesco Chiquinho Spinoza, entraram em cena golfinhos, cardume de peixes, tamanduás, formigas e borboletas, além de uma sucuri de 22 metros de comprimento, com partes articuladas. Um grupo de crianças e adolescentes interpretou a fauna e flora brasileira, formando a Bandeira Nacional.

Arion, mascote dos Jogos, também teve uma entrada especial: surgiu, sob efeitos especiais, ao lado de outros personagens que representavam as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A noite foi encerrada com shows de MPB e samba.

Delegação com 268 atletas

Os atletas participaram de provas no Engenhão, no Parque Aquático Maria Lenk e no Maracanãzinho. Outros equipamentos esportivos foram construídos e servirão para a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, como uma das três vilas erguidas para os atletas militares, em Deodoro.

A delegação brasileira tem 268 atletas e vai competir em todas as modalidades: atletismo; boxe; basquete; esgrima; futebol; hipismo; judô; natação; pentatlo moderno; taekwondo; tiro; triatlo; vela; vôlei; vôlei de praia; orientação; paraquedismo; pentatlo naval; pentatlo militar; e pentatlo aeronáutico.

Imprimir