Logotipo IOERJPágina Principal
terça, 29 de setembro de 2020
Entrar
Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Notícias
Diário Oficial : Dia de festa na Biblioteca Parque de Manguinhos
em 29/04/2011 09:50:00 (2346 leituras)


Vânia LaranjeiraPioneira no Brasil, a Biblioteca Parque de Manguinhos, vinculada à Secretaria de Cultura, comemora hoje um ano de funcionamento com uma série de eventos para os seus fiéis freqüentadores. A festa batizada “Subúrbio.com”, inclui contação de histórias, exposição de artesanato, sarau de poesia, apresentações de música e dança, premiações e grafite.

- O aniversário da Biblioteca de Manguinhos é um marco importantíssimo. É um projeto que se tornou referência nacional. Ela oferece acesso imediato e fácil à informação social e contribui para a diminuição da violência. Transformou-se em um espaço importante de convivência e convergência da população – disse a secretária de Cultura, Adriana Rattes.

Desde a sua inauguração, em 29 de abril de 2010, a biblioteca já emprestou mais de 20 mil itens do seu acervo de livros e DVDs aos quase 4 mil sócios. Cerca de 500 leitores, de todas as idades, visitam a unidade diariamente.

O espaço funciona como um centro cultural, com cinco TVs de LCD, três e-readers e acesso livre à internet em 40 computadores ou através de rede wi-fi. Manguinhos conta, ainda, com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiência visuais, e uma sala para reuniões da comunidade. Além disso, são realizados cursos, oficinas e atividades para crianças e jovens.

Espaço atende a 16 comunidades

Inspirada nas bibliotecas parque de Medelin e Bogotá, na Colômbia, a de Manguinhos ocupa mais de 2,3 mil metros quadrados e atende a 16 comunidades da Zona Norte do Rio. O espaço serve de modelo para implementação de bibliotecas em comunidades como Rocinha e Complexo do Alemão.

Leia esta e outras notícias no D.O. Digital.

Imprensa Oficial do Estado do Rio de JaneiroEdição da revista O Prelo desse mês dá destaque a Biblioteca

A 26ª edição da revista O Prelo, suplemento cultural produzido e distribuído gratuitamente pela Imprensa Oficial, traz como matéria de capa os benefícios culturais produzidos com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento no Rio de Janeiro. “Você tem sede de quê? Você tem fome de quê?” é o título da reportagem, onde são mostradas, entre outras realizações, a Biblioteca Pública de Manguinhos, a Escola Estadual Luiz Carlos da Vila e o CineCarioca, no Complexo do Alemão, como conquistas culturais do PAC.

Veja a matéria completa aqui.

 

Imprimir