Acessibilidade

O Portal da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro foi concebido de forma a oferecer o máximo de acessibilidade aos visitantes, seguindo os guias de acessibilidade do World Wide Web Consortium (W3C), consórcio internacional de empresas que regulamenta os padrões de construção de páginas para internet.

Este site usa como base o eXtensible Object Oriented Portal System e foi projetado para ser completamente acessível e usável, trabalhando em conformidade com as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG v1.0). Se existir qualquer coisa neste site - relacionado à acessibilidade ou validação - que não está de acordo com os padrões, por favor entre em contato com Administração do Portal.

Acesso por dispositivos móveis

O Portal da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro também é acessível por dispositivos móveis, como celulares e computadores de mão. Para acessar, basta abrir o navegador do seu celular ou computador de mão e entrar com o endereço www.io.rj.gov.br

O acesso por celular e dispositivos móveis geralmente é pago por tráfego de dados. Por isso o site foi construído de forma a facilitar o acesso por esses dispositivos, ocultando imagens e outras informações para deixar o site mais leve e rápido.

Tamanho do texto:

O Visitante que tiver dificuldade ao ler o conteúdo de nosso portal pode optar por aumentar ou diminuir o tamanho  da letra utilizada no nosso portal. Para isto, basta utilizar os atalhos disponíveis no topo da página, ou se preferir utilize-os abaixo:

Indicação de Acessibilidade

Nós nos responsabilizamos pelo uso de nosso conhecimento e entendimento das maneiras com que diferentes pessoas acessam a Internet, para desenvolver um web site que seja limpo e simples para que todos usem.

Validação

Nós estamos usando XHTML 1.0 e CSS que obedecem às especificações, como é proposto pela W3C, porque nós acreditamos que acessibilidade e usabilidade devem ter um embasamento sólido. Se alguma coisa neste site não está validando corretamente, por favor entre em contato com Administração do Portal.

Nós temos nos esforçado para alcançar o nível AA de acessibilidade como mencionado na versão 1.0 das WCAG. Nós estamos cientes, entretanto, que alguns pontos das WCAG são subjetivos. E, embora tenhamos certeza que nós estamos enquadrados, existem casos em que a interpretação pode variar.

 

Este artigo é da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro
http://www.ioerj.com.br/portal

O endereço do artigo é:
http://www.ioerj.com.br/portal/modules/content/index.php?id=17